18/08/2019 - 21:14 - Atualizado em 18/08/2019 - 21:18
Nota da Universidade Federal de Uberlândia em defesa do CNPq
Leia o documento divulgado neste domingo (18/8)
Portal Comunica UFU

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vem a público manifestar sua profunda preocupação com os cortes no orçamento impostos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

É importante destacar que o sistema de pesquisa e pós-graduação no Brasil tem reconhecido sucesso, nacional e internacional, e tem sido estratégico para o desenvolvimento do país. Desde os anos 1950 o CNPq fomenta o financiamento da ciência brasileira, bem como a formação de recursos humanos, notadamente com os Programas de Iniciação Científica (IC), bolsas para os cursos de Mestrado e Doutorado, bolsas de Pós-Doutoramento, e o Programa de Produtividade em Pesquisa (PQ). Somam-se a isso os diversos programas do CNPq, dentre os quais o Edital Universal, este sempre esperado com  ansiedade pela comunidade científica, sendo capaz de incluir os pesquisadores mais jovens na pesquisa.

Atualmente, o maior desafio para o gerenciamento deste sistema é o estabelecimento de uma base sólida de financiamento sustentável a longo prazo, permitindo assim o desenvolvimento de uma ciência articulada aos grandes problemas nacionais e, em particular, visando diminuir as assimetrias do país.

A alusão a uma possível suspensão no pagamento das bolsas já para o mês de setembro - além das 4500 suspensas na semana passada - gera profunda preocupação.

Neste sentido, a posição da UFU é de defesa firme do investimento em Ciência & Tecnologia, área na qual o CNPq é o principal protagonista. A descontinuidade do financiamento à pesquisa, especialmente neste momento a concessão de bolsas, representará uma perda irreparável para o processo de maior inserção do Brasil no cenário internacional, comprometendo, por sua vez, a capacidade de enfrentamento da própria crise pela qual passa o Estado brasileiro.

Por termos certeza da importância da missão do CNPq, a UFU alerta para as nefastas consequências que o contingenciamento orçamentário dessa agência terá para o desenvolvimento do Brasil. Como sempre, a UFU expressa sua disposição em manter o diálogo franco com a comunidade científica, no sentido de garantir a qualidade do  sistema de pesquisa no Brasil, caracterizado pelo apoio constante à  Ciência, Tecnologia e Inovação.

Este é o momento de intervir liberando os recursos necessários, para que o CNPq não tenha comprometido seu papel estratégico para o desenvolvimento nacional!

# SOMOSTODOSCNPq

TÓPICOS: