21/08/2019 - 16:59 - Atualizado em 21/08/2019 - 16:59
SBPC Regional que aconteceria na UFU é cancelada por falta de recursos
Entrega do Prêmio Inovação 4.0 está mantida para 14 de outubro
Diélen Borges

Gestores da SBPC visitaram UFU em fevereiro (Foto: Alexandre Costa)

A Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceria na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) de 14 a 16 de outubro, está cancelada. O anúncio foi feito pelo diretor de Pesquisa da (UFU), Kleber Del-Claro, na tarde desta quarta-feira (21/8).

“De nossa parte e da SBPC todos os preparativos já estavam em andamento, mas não há garantia de condições mínimas para a realização do evento devido aos contingenciamentos por parte do Governo Federal”, disse o diretor. Segundo Del-Claro, além da falta de recursos financeiros na UFU, não há garantia de apoio por parte das agências de fomento (CNPq, Capes e Fapemig). O diretor agradeceu à comunidade acadêmica e aos gestores da UFU pelo apoio e disse que, sendo possível, a SBPC Regional pode acontecer na universidade em 2020.

As reuniões da SBPC têm palestras, apresentações de trabalhos e atividades de divulgação científica de todas as áreas do conhecimento. Em fevereiro, o presidente Ildeu de Castro Moreira, o secretário-geral Paulo Roberto Petersen Hofmann e a secretária de eventos Fernanda Rodrigues de Albuquerque vieram à UFU e se reuniram com pesquisadores e gestores da universidade, conheceram auditórios e a estrutura da cidade.

A entrega do Prêmio Inovação UFU 4.0, que estava marcada para acontecer durante a SBPC Regional, está mantida para o dia 14 de outubro. Mais informações sobre a cerimônia de premiação serão divulgadas em breve.