Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

13/09/2019 - 11:42 - Atualizado em 13/09/2019 - 11:54
Cortes em políticas sociais são tema de audiência pública na UFU
Evento é promovido por uma comissão da Assembleia Legislativa e ocorre nesta sexta-feira (13/09), a partir das 19h
por Autor: 
Portal Comunica
Por: 
Assessoria ALMG

Debate está agendado para o Auditório do Bloco 3Q. (Foto: Milton Santos)

 

O impacto da atual crise financeira na execução das políticas sociais, no Triângulo Mineiro, será discutido nesta sexta-feira (13/09), na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a partir das 19 horas. A audiência pública será realizada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a pedido da deputada Andréia de Jesus (Psol).

De acordo com informações da assessoria parlamentar, as políticas sociais e afirmativas, sobretudo nas áreas da educação e saúde, estão sob ameaça, não só em âmbito estadual como também no plano nacional, em função de medidas já adotadas pelos governos de Romeu Zema e Jair Bolsonaro.

Para se contrapor a esse cenário, a deputada Andréia de Jesus defende que a população, em especial os movimentos sociais, sindicais, de entidades religiosas e culturais, além dos assentamentos urbanos e rurais, devem se mobilizar a fim de que sejam identificadas as consequências do “desmonte” das políticas sociais e construídas estratégias de resistência.

Segundo a parlamentar, a Universidade Federal de Uberlândia desempenha relevante papel no desenvolvimento econômico e cultural da região e também se encontra em situação de risco, inclusive com o recente contingenciamento do seu orçamento pela União. “Precisamos pensar saídas para a crise também nas cidades do interior”, salienta Andréia de Jesus.

 

Convidados

Foram convidados a participar da audiência a coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Uberlândia, Jorgetânia da Silva Ferreira; e o coordenador-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Subsede Uberlândia), Guilherme de Faria Graciano; dentre outros.

 

>> Saiba mais:

33ª Reunião Extraordinária da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2020. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal