07/10/2019 - 15:54 - Atualizado em 07/10/2019 - 15:55
Ditadura em Uberlândia é tema de documentário que será exibido na UFU
Segunda edição do projeto ‘CINE DOC Debate’ ocorre na noite desta quarta-feira, no auditório 5O-A. Evento tem entrada gratuita e confere certificados aos participantes
Hermom Dourado

“Delírios da Ordem, Fantasmas do Progresso”. Este é o título do documentário escolhido para a segunda edição do projeto “CINE DOC Debate”. A exibição está agendada para esta quarta-feira (09/10), a partir das 19h, no auditório 5O-A, localizado no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Em linhas gerais, a obra aborda como a ditadura influenciou a vida de pessoas comuns, sintonizadas ou contrárias ao regime, na cidade de Uberlândia. Questiona, também, como uma cidade no interior do Brasil se beneficiou com a ditadura militar, bem como se houve apoio e/ou resistência ao projeto autoritário da ditadura em Uberlândia, entre outras questões.

Depois da exibição, os participantes poderão conversar com o diretor Vilmar Martins Jr. sobre a pesquisa, produção, gravações e montagem do documentário, cujo lançamento ocorreu em 2017, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia.

Seleção

O objetivo do “CINE DOC Debate” é proporcionar mais um espaço de discussão no curso de Jornalismo da UFU sobre documentários e colocar os seus estudantes em contato com profissionais do mercado, estreitando essa relação.

A escolha dos documentários que estão sendo exibidos na UFU por esta iniciativa foi feita priorizando materiais produzidos por diretores ou produtores que moram em Uberlândia ou têm alguma relação com a cidade. Além disso, os filmes se encaixam em modalidades de documentários diferentes e que podem proporcionar diversas visões sobre esse tipo de produção audiovisual.

O “CINE DOC Debate” é realizado sempre nas noites de quartas-feiras, porém sem periodicidade definida. Coordenado pelos professores Fernanda Torquato, Vanessa Matos e  Reinaldo Maximiano, o projeto também conta com a participação dos discentes Sara Camelo e Gabriel Caixeta, sendo aberto a toda comunidade e oferecendo certificados.