11/10/2019 - 16:59 - Atualizado em 15/10/2019 - 16:09
Edital com R$ 60 milhões incentiva empresas a investir em tecnologias protegidas
Tríplice Hélice, da Fapemig, mobiliza empresários, governo e instituições científicas de Minas para inserir novos produtos e serviços no mercado
Marco Cavalcanti

UFU conta atualmente com cerca de 350 proteções de tecnologias (foto: Marco Cavalcanti)

Empresas que possuam interesse em investir em tecnologias desenvolvidas na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e concorrer à subvenção do governo do estado de Minas Gerais têm até o dia 4 de novembro para apresentar propostas. A universidade conta atualmente com cerca de 350 proteções de tecnologias, dentre patentes, desenhos industriais, cultivares e programas de computador, aguardando investimento de empresas para serem postas no mercado.

A chamada faz parte do Edital Tríplice Hélice, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). O objetivo da agência de fomento é promover a interação entre o governo, as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação no Estado de Minas Gerais (ICTMG), ou os inventores independentes, e as empresas mineiras, visando à utilização de tecnologias protegidas para inserção de novos produtos, serviços e processos no mercado.

A Fapemig destinou R$ 60 milhões para o edital. O valor de cada proposta a ser apresentada à fundação, no entanto, não pode ultrapassar R$ 20 milhões (incluindo a subvenção). A Fapemig arca com 1/3 do valor e os 2/3 restantes ficam a cargo da empresa.

“O edital permite uma maior integração entre a Universidade e parceiros externos, públicos e privados, possibilitando com que as tecnologias criadas na UFU sejam aprimoradas ou disponibilizadas à sociedade a partir das parcerias incentivadas pelo edital em questão”, salienta o diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, Thiago Paluma.

Todas as regras do processo estão disponíveis no edital (Chamada Fapemig 04/2019). O resultado será divulgado no dia 25 de novembro.

Na UFU, as empresas devem entrar em contato com a Agência Intelecto para esclarecer dúvidas pelo e-mail atendimento@intelecto.ufu.br. A Agência Intelecto é o órgão da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação responsável pela proteção do conhecimento gerado na universidade e sua respectiva transferência ao setor produtivo.

Clique aqui para acessar a Lista de Tecnologias Protegidas da UFU

Dúvidas frequentes