02/10/2019 - 17:55 - Atualizado em 04/10/2019 - 12:05
HCU alcança níveis de excelência no tratamento da Síndrome Coronariana Aguda
Meta prevista nesta doença foi ultrapassada pelo hospital da UFU por três meses consecutivos
Portal Comunica UFU
Cristiane Guimarães - Assessoria HCU/UFU

O Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) recebeu uma importante homenagem durante o 74º Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado entre os dias 20 e 22 de setembro, em Porto Alegre (RS). O serviço de cardiologia da instituição foi reconhecido em nível de excelência no tratamento da Síndrome Coronariana Aguda (SCA) pelo Programa Boas Práticas Clínicas em Cardiologia (BPC).

O BPC é a versão brasileira do programa Get with the Guidelines da American Heart Association (GWTG®) e é desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia e PROADI-SUS, sob a coordenação do Hospital do Coração (HCor). O programa avalia se as práticas clínicas empregadas no hospital estão em consonância com as evidências científicas mundiais e ajuda a desenvolver uma série de iniciativas internas que auxiliam os profissionais de saúde no manejo de algumas doenças cardiovasculares. O resultado esperado é o melhor cuidado dispensado aos pacientes e maior capacitação dos profissionais envolvidos.

O programa tem o objetivo de avaliar quais são as taxas de adesão às diretrizes assistenciais existentes para pacientes internados com SCA, Insuficiência Cardíaca (IC), Fibrilação Atrial (FA) ambulatorial e hospitalar, em algumas instituições que atuam no Sistema Único de Saúde.

De acordo com o cardiologista e professor Elmiro Santos Resende, coordenador do BPC no HC-UFU, com a implementação, o hospital melhorou as taxas de adesão às diretrizes de atendimento da SCA ultrapassando a meta de excelência estabelecida em 85%: “Este resultado significa que estamos aplicando as metas científicas reconhecidas internacionalmente para o tratamento de pacientes internados com Síndrome Coronariana Aguda. Esta é uma conquista de toda a equipe de preceptores, técnicos, residentes e estudantes que trabalhou em conjunto para atingirmos esse resultado.”

O programa verificou e reconheceu o mérito do HCU-UFU ter ultrapassado a meta de excelência prevista na SCA por três meses consecutivos. O desafio agora é manter os índices obtidos e, gradativamente, também alcançar o índice de excelência na IC e na FA. As ações para isso continuam e contam com o apoio de toda a gestão do Hospital de Clínicas.