11/11/2019 - 11:53 - Atualizado em 11/11/2019 - 11:54
Documentário apresenta vida e obra do dramaturgo Wagner Salazar
Quarta edição do projeto ‘CINE DOC Debate’ ocorre na noite desta quarta-feira, no auditório 5O-A. Evento tem entrada gratuita e confere certificados aos participantes
Hermom Dourado

O Auditório 5O-A, do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), recebe nesta quarta-feira (13/11) a quarta edição do “CINE DOC Debate”. O evento, a partir das 19h, faz parte das atividades da VII Semana de Comunicação do Curso de Jornalismo e exibe o documentário “Wagão”.

Escritor, ator e diretor de teatro formado pela Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo (USP), Wagner Salazar tornou-se um dos dramaturgos mais importantes para a cena teatral de Uberlândia. Ele escreveu e dirigiu várias peças durante os anos 1980, circulando por muitas cidades do país e do exterior. Sua trajetória artística foi interrompida aos 25 anos, quando morreu em decorrência da aids.

O filme foi produzido pela NÓIS, produtora de audiovisual de Uberlândia, com base em mais de 5 mil documentos manuscritos e datilografados, uma centena de fotos, dezenas de reportagens e matérias jornalísticas, dez entrevistas e quase uma dezena de roteiros deixados pelo artista. Gravado em quatro cidades, promove uma leitura do universo pessoal e artístico do dramaturgo Wagner Salazar, ao mesclar acontecimentos passados e presentes e elementos documentais e ficcionais. O documentário também se baseia na tese de mestrado “Pelos trilhos de Wagão: O teatro de Wagner Salazar”, que foi defendida pelo artista cênico e pesquisador Luiz Humberto Garcia de Oliveira, em 2013.

Logo após a exibição do documentário, haverá um debate com um dos diretores, Yuji Kodato, para que os convidados saibam mais sobre o processo de montagem, edição e divulgação do filme.

Seleção

O “CINE DOC Debate” tem como objetivo proporcionar mais um espaço democrático para a discussão sobre documentários no curso de Jornalismo da UFU, além de colocar os estudantes em contato com profissionais do mercado.

A seleção dos documentários exibidos no projeto foi feita prezando materiais produzidos por diretores ou produtores que moram em Uberlândia ou têm alguma relação com a cidade. Além disso, os filmes se encaixam em modalidades de documentários peculiares e que podem proporcionar outros olhares para produções audiovisuais.

A coordenação do “CINE DOC Debate” está a cargo de três professores do curso de Jornalismo da UFU (Fernanda Torquato, Vanessa Matos e Reinaldo Maximiano), com colaboração dos discentes Sara Camelo e Gabriel Caixeta. O evento é aberto a toda comunidade e oferece certificados.