19/11/2019 - 16:08 - Atualizado em 19/11/2019 - 17:48
UFU promove seminário sobre planejamento estratégico para pós-graduação
Evento visa a orientar programas sobre autoavaliação implantada pela Capes
Diélen Borges

Autoavaliação é baseada em três quesitos: programa, formação e impacto na sociedade. (Foto: Marco Cavalcanti)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) e a Comissão de Autoavaliação da Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU) convidam a comunidade acadêmica para o seminário sobre planejamento estratégico na pós-graduação, no dia 27 de novembro, às 14h, na Sala dos Conselhos na Reitoria.

A atividade será ministrada pelos professores José Eduardo Ferreira Lopes e André Francisco Alcântara Fagundes, da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen), e tem como objetivo auxiliar os programas de pós-graduação a se adequarem à nova forma de autoavaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A implantação da autoavaliação da pós-graduação no Brasil teve início em julho de 2018, quando a Capes instituiu uma comissão com essa missão. O relatório do grupo de trabalho foi publicado neste ano (disponível em www.capes.gov.br/relatorios-tecnicos-dav). Ao final do quadriênio 2017-2020, os programas de pós deverão ter feito a sua autoavaliação na plataforma Sucupira (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/).

Na UFU, a Portaria Reito Nº 1166, de 6 de setembro de 2019, constituiu uma comissão com a finalidade de elaborar uma proposta de autoavaliação da pós-graduação da universidade. A comissão é formada pelos professores Eloísa Ferro (diretora de Pós-Graduação), Cintia Medeiros (PPG em Administração), Cláudio Duarte (PPG em Engenharia Química), Diego Silveira (PPG em Ciências Sociais), José Roberto Mineo (PPG em Imunologia e Parasitologia Aplicadas), Marcio Schmidt (PPG em Engenharia Civil) e Paulo Eugênio Oliveira (PPG em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais).

A autoavaliação deve levar em conta o sucesso de alunos, professores, técnicos e do programa de maneira global e é baseada em três quesitos: programa, formação e impacto na sociedade. No quesito programa está inserido o planejamento estratégico, que será tema do seminário.

TÓPICOS: