22/01/2020 - 10:21 - Atualizado em 28/01/2020 - 10:48
Docentes da UFU e da Unicamp publicam livro em parceria
Assinado por Jean Garcia e Paulo Albuquerque, ‘Engenharia de Fundações’ foi idealizado para compilar em uma única obra todos os tópicos que envolvem esta área
Hermom Dourado

Jean Garcia integra o corpo docente da Feciv/UFU desde 2007. (Foto: Alexandre Costa)

Contendo 400 páginas e organizado em 13 capítulos, Engenharia de Fundações é um dos novos lançamentos da Editora LTC-GEN. O livro possui como autores os professores Jean Garcia, da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia (Feciv/UFU), e Paulo Albuquerque, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (FEC/Unicamp). “Aspectos teóricos e práticos da engenharia de fundações. Com didática inovadora e exemplos de fundações rasas e profundas, este nosso trabalho traz conteúdo essencial para elaboração de projetos dos mais diversos tipos, garantindo viabilidade técnica e econômica”, resume Garcia.

De acordo com o docente da UFU, este assunto tem sido amplamente abordado no Brasil e no mundo, o que resultou no aumento significativo do número de estudantes e profissionais interessados nessa área da Engenharia Civil. Entretanto, prossegue ele, ainda havia a lacuna de uma publicação que compilasse todos os tópicos que envolvem a engenharia de fundações. Foi este o fato que gerou a proposta do livro ora lançado.

Entre os conteúdos apresentados na obra, estão as definições e critérios da Norma Brasileira de Fundações, estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com a última atualização disponível (NBR 6122:2019). Para aprofundar o aprendizado, também são disponibilizados materiais suplementares com ilustrações e trilha de aprendizagem para professores, além de videoaulas e cases sobre engenharia de fundações. Jean Garcia acrescenta que “os conteúdos são dinamizados por meio da aplicação prática do conhecimento adquirido na resolução de exemplos e na elaboração de projetos reais”.

Currículos

Jean Rodrigo Garcia é engenheiro civil graduado pelo Campus Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), possuindo mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela Unicamp. Paulo José Albuquerque fez a graduação e o mestrado em Engenharia Civil pela Unicamp; seu doutorado foi realizado na Universidade de São Paulo (USP) e o pós-doutorado, na Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha.

>>> Compre o livro