06/02/2020 - 15:53 - Atualizado em 10/02/2020 - 15:20
Comunidade LGBTQ+ pode realizar cursinho pré-Enem na UFU
Projeto do Instituto de História terá aulas, entre março e novembro, para uma turma com 40 vagas; inscrições do processo seletivo ocorrem de 6 a 10 de fevereiro
Hermom Dourado

Foto: Marco Cavalcanti

Iniciativa de extensão do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (Inhis/UFU), o projeto “Tô Passada! Pré-Enem” está abrindo nesta quinta-feira (06/02) as inscrições do processo seletivo para a formação de sua primeira turma. Ao todo, são oferecidas 40 vagas para estudantes LGBTQ+ de Uberlândia e região que queiram se preparar para a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Podem participar da seleção candidatos que se identifiquem como membros da população LGBTQ+, além de já terem concluído o Ensino Médio em instituição de ensino pública ou de cursarem o terceiro ano do Ensino Médio nesse tipo de instituição. Ainda conforme o edital – acesse AQUI –, também serão aceitas candidaturas de bolsistas integrais de instituições privadas.

As aulas do cursinho serão gratuitas e oferecidas diariamente, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30, e em sábados eventuais – no período entre 16 de março e novembro de 2020. O “Tô Passada! Pré-Enem” é credenciado à Pro-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (Sintet), da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândia (Adufu-SS) e do Projeto Somos, do Escritório de Assessoria Jurídica Popular (Esajup).

“Essa proposta se faz diante do contexto de vulnerabilidade e marginalização vivenciada por esta população em nosso país, o que acaba por criar grandes obstáculos à vida escolar das pessoas LGBTQ+ e, consequentemente, ao seu acesso ao Ensino Superior”, ressalta Thiago Destro Rosa Ferreira, que é doutorando do Inhis e um dos coordenadores do projeto.

Modo de seleção

O processo seletivo será composto por uma prova objetiva com 20 questões e uma redação, além de avaliação socioeconômica. As provas serão realizadas na manhã de 16 de fevereiro, no Campus Santa Mônica.

O período de inscrições termina na próxima segunda-feira (10/02), mediante o preenchimento de um formulário on-line clique na imagem abaixo. Para mais informações, basta acessar o perfil do projeto no Instagram.