07/02/2020 - 09:01 - Atualizado em 07/02/2020 - 09:05
Lançado edital voltado a projetos com temática da cultura negra
Programa de Ocupação do Graça do Aché vai contemplar ações propostas por alunos e servidores da UFU; inscrições de 10/02 a 11/03
Hermom Dourado

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU), por meio da Diretoria de Cultura (Dicult), publicou um edital para inscrições de projetos de arte e cultura negra para o Programa de Ocupação do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché. As ações podem ser propostas por discentes de graduação e pós-graduação ou servidores da UFU e que estejam com vínculo ativo com a instituição durante a realização dos projetos.

Este programa tem como principais objetivos apoiar o desenvolvimento de ações artísticas e culturais que promovam o fortalecimento e a difusão da cultura negra, integradas ao ensino, à pesquisa e à extensão de modo indissociável, ampliando a atuação da universidade pública com as transformações sociais e o fortalecimento da cidadania. O período de inscrições vai de 10 de fevereiro a 11 de março, mediante o envio da documentação informada no item 5 do edital – acesse AQUI – ao e-mail ocupacaogracadoache@proex.ufu.br.

Informações gerais

Para efetivação do apoio institucional das ações de arte e cultura afro-brasileira no ano de 2020, serão destinados recursos com o valor total de R$ 60 mil. Todas as propostas poderão ser inscritas com ações de até R$ 6 mil, sendo possível o enquadramento em três categorias: “Categoria I: cursos, oficinas e atividades similares”; “Categoria II: debates, palestras, conferências, rodas de conversas e atividades congêneres”; e “Categoria III: difusão em arte e cultura negra (exposições, saraus, exibições de filmes e documentários, shows, mostras, espetáculos, performances, apresentações culturais, dentre outros)”.

O resultado preliminar deste certame será divulgado no dia 30 de março. A equipe da Dicult está disponível para fornecer demais informações e esclarecimentos sobre o Programa de Ocupação do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché; basta entrar em contato via e-mail (difoc@proex.ufu.br) ou pelos telefones (34) 3291-8941 e (34) 3291-8947.

>>> Acesse a página especial deste processo seletivo no Portal de Editais e Concursos da UFU