21/02/2020 - 13:18 - Atualizado em 04/03/2020 - 15:45
Levantamento mostra pesquisadores da UFU com bolsas Produtividade em Pesquisa
Modalidade do benefício do CNPq contempla pesquisador que se destaca na produção científica
Marco Cavalcanti

As bolsas variam de R$ 1.100 a R$ 1.500 (foto: Marco Cavalcanti)

Segundo levantamento realizado pela Diretoria de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Dirpe/Propp) da UFU, a universidade possui, atualmente, 121 pesquisadores contemplados com bolsas na modalidade Produtividade em Pesquisa (PQ), oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A PQ é destinada a pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando sua produção científica segundo normas do CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Conforme o CNPq, na categoria 1 o pesquisador é enquadrado em quatro diferentes níveis (A, B, C ou D), com base comparativa entre os seus pares e nos dados dos últimos 10 anos, entre eles o que demonstre capacidade de formação contínua de recursos humanos.

Conforme o levantamento preliminar da Dirpe, realizado a partir de consulta às unidades acadêmicas pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI), são seis pesquisadores 1A, o mais alto nível, sendo dois desses, aposentados. Cinco são 1B, seis 1C e 14 1D.

Segundo as norma do CNPq, “o nível A é reservado a candidatos que tenham mostrado excelência continuada na produção científica e na formação de recursos humanos, e que liderem grupos de pesquisa consolidados”.

O pesquisador 1A , na maior parte dos casos, “extrapola os aspectos unicamente de produtividade para incluir aspectos adicionais que mostrem uma significativa liderança dentro da sua área de pesquisa no Brasil e capacidade de explorar novas fronteiras científicas em projetos de risco”, diz a regra.

Para a categoria 2, não há especificação de nível. Nela é avaliada a produtividade do pesquisador, com ênfase nos trabalhos publicados e orientações, ambos referentes aos últimos cinco anos.

As bolsas variam de R$ 1.100 a R$ 1.500 sendo que os pesquisadores da categoria 1 podem receber um adicional de bancada entre R$ 1.000 e R$ 1.300.

Clique aqui e confira a tabela com os pesquisadores da UFU contemplados com as bolsas