10/03/2020 - 16:39 - Atualizado em 13/03/2020 - 12:01
Estão reabertas as inscrições para Grupo de Estudos em Comunicação Pública da Ciência
O objetivo é propiciar um espaço de formação e debate sobre o tema para as comunidades interna e externa
Diélen Borges

Grupo se reúne na última quinta-feira do mês, das 14h às 15h30 (Foto: Milton Santos)

A Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), por meio da sua Divisão de Divulgação Científica, dará continuidade ao Grupo de Estudos em Comunicação Pública da Ciência, com vagas abertas para integrantes das comunidades interna e externa à UFU.

O objetivo do grupo é propiciar um espaço de formação e debate em torno de temas relacionados à comunicação pública da ciência, especialmente sobre os conhecimentos produzidos nas universidades e as formas de proporcionar trocas de saberes entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

O grupo se reúne em toda última quinta-feira do mês, das 14h às 15h30, na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), na Reitoria. A primeira reunião de 2020 será no dia 26 de março. Será debatido o texto "Cientistas na TV: como homens e mulheres da ciência são representados no Jornal Nacional e no Fantástico" (acesse aqui).

Os interessados em participar devem enviar e-mail para comunicaciencia@ufu.br, até 23 de março, informando nome, telefone e se há vínculo ou não com a UFU (se sim, qual o vínculo). As inscrições são abertas tanto a novos participantes quanto a quem já esteve no grupo no ano passado, pois serão debatidos novos materiais de estudo.

Histórico

Servidores e estagiários vinculados à Comunicação da UFU começaram a se reunir, em 2018, para compartilhar a leitura de materiais sobre divulgação científica. O setor começou a ser procurado por pessoas de outros setores e da comunidade, interessados em participar das reuniões de estudo. Desde o primeiro semestre letivo de 2019, o grupo passou a ser registrado como ação de extensão, com emissão de certificado de participação pelo Siex/UFU.