18/03/2020 - 10:28 - Atualizado em 08/04/2020 - 17:40
HC-UFU define novas medidas preventivas internas
Condutas visando ao combate à pandemia do coronavírus começam a ser adotadas nesta quinta-feira
Portal Comunica
Assessoria HC/UFU

Para reduzir a circulação de pessoas pelo hospital, cada paciente poderá receber apenas um visitante por dia (Foto: Marco Cavalcanti)

O Colegiado Executivo e o Comitê para Enfrentamento ao Covid-19 do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) definiram medidas internas para os próximos 15 dias, com início nesta quinta-feira, 19 de março de 2020.

Entre as novas condutas, estão a suspensão dos atendimentos dos ambulatórios, mantendo apenas as atividades essenciais, conforme definição das equipes técnicas. Outras definições: não serão feitos agendamentos de procedimentos e exames eletivos; os mutirões de cirurgias eletivas também serão suspensos, priorizando as cirurgias de pacientes internados; visitas técnicas, projetos de pesquisa e extensão universitária, bem como atividades voluntárias serão interrompidas; não serão realizados eventos e reuniões com elevado número de participantes em locais fechados em ambiente hospitalar. Em relação a esta última restrição, poderá ser avaliada a possibilidade de realização do evento ou reunião, através de videoconferência ou via outro meio eletrônico.

Em relação a visitas e acompanhantes, cada paciente deverá receber apenas um visitante por dia, optando por um dos horários estipulados: das 14h às 16h ou 18h às 20h. Por fim, recomenda-se que acompanhantes e visitantes que pertençam aos grupos de risco – doentes crônicos, gestantes e idosos acima de 60 anos – ou que sejam sintomáticos não frequentem o hospital.