28/03/2020 - 20:13 - Atualizado em 03/04/2020 - 10:50
Manifestação da Andifes sobre as atividades das universidades frente à Covid-19
Em sintonia com as orientações sanitárias, pesquisadores, técnicos, laboratórios e hospitais universitários seguem mobilizados
Portal Comunica UFU

Brasília, 27 de março de 2020

As atividades de ensino, pesquisa e extensão das universidades federais frente à COVID-19

Neste grave momento de emergência sanitária mundial, povos e governantes devem interagir e coordenar esforços. A ciência e a solidariedade são os caminhos naturais e diretivos.

Medidas de contenção do Coronavírus se impõem. Infelizmente, muitas delas causam significativos transtornos à população. Nesse contexto, para salvar vidas, instituições de ensino do mundo inteiro também suspenderam atividades, por concorrem para a disseminação da COVID-19. Aulas inclusive. Foi também assim nas universidades federais; mas, em sintonia com as orientações sanitárias, muitos setores continuam em funcionamento, sobretudo aqueles diretamente envolvidos no combate à pandemia ou por constituírem suportes essenciais e inadiáveis às instituições. Temos, desse modo, pesquisadores, técnicos, laboratórios e os hospitais universitários mobilizados para essa emergência.

Nosso compromisso com a sociedade, respeitando a autonomia de cada instituição universitária, é repor integralmente as atividades de ensino, pesquisa e extensão, com a garantia de qualidade acadêmica e de isonomia de oportunidades. Não deixaremos, portanto, à luz desses princípios, de seguir os devidos parâmetros didáticos, nem de usar as modalidades disponíveis, tão logo o permitam as condições epidemiológicas. Comungamos assim com todos os brasileiros nos esforços e desejos de volta à segurança sanitária, ao tempo que sempre defenderemos condições socioeconômicas que tenham como horizonte o bem estar de nosso povo.

Reitor João Carlos Salles Pires da Silva

Presidente da Andifes