18/05/2020 - 18:26 - Atualizado em 27/05/2020 - 15:40
Ampliado prazo para estudantes responderem à Pesquisa de Monitoramento Covid-19 da UFU
Questionário estará disponível até 1º/06. Objetivo é elaborar um planejamento de continuidade às atividades de ensino, pesquisa e extensão durante a suspensão das atividades presenciais
Matheus Minuncio

Para participar da pesquisa on-line é necessário estar logado no Portal de Serviços de Graduação

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no cumprimento de sua missão institucional, atendeu às orientações das autoridades sanitárias quanto à suspensão de suas atividades presenciais desde 18/03. Visando à obtenção de informações para elaboração de um planejamento de atividades e ações emergenciais de transição foi aberto um questionário que pretende possibilitar o levantamento de elementos para a continuidade do ensino, pesquisa e extensão da universidade, por meio de plataformas digitais. A Pesquisa de Monitoramento da Covid-19 para os estudantes, disponível no Portal de Serviços da Graduação (PSG), seria encerrada na quinta-feira (21/05), mas teve o prazo ampliado até as 23h59 da próxima segunda-feira, dia 1º/06.

O questionário que pode ser acessado AQUI, possui 17 perguntas de múltipla escolha e leva cerca de cinco minutos para ser respondido. As questões são voltadas para identificação da situação dos estudantes e de seu grupo familiar durante a pandemia do coronavírus; das condições de renda e acesso à internet; da disponibilidade de equipamentos e conhecimento das plataformas para realização das atividades e da aptidão ao aprendizado por meio virtual.

Ao final do questionário é possível deixar sugestões e contribuir para a busca de soluções e tomada de decisões do Comitê de Monitoramento à Covid-19 da UFU. Elaine Calderari, que está à frente da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae/UFU), comenta que todos os estudantes de graduação, pós-graduação, residência, da Escola Técnica de Saúde e estudantes especiais receberão, via e-mail, o link do questionário devido à importância da participação na pesquisa. “Os resultados irão nortear o planejamento da universidade para buscar as soluções e tomada de decisões para a instituição”, afirma.

O questionário também pode ser impresso no site ou retirado pessoalmente na recepção da Reitoria, no Campus Santa Mônica, e devolvido após o preenchimento. “O documento poderá ser enviado pelos Correios, aos cuidados da Pró-Reitoria de Graduação, no endereço Av. João Naves de Ávila 2.121, bloco 3P, térreo”, informa Calderari.

A divulgação dos resultados da pesquisa está prevista para acontecer até o dia 10/06. A Pesquisa de Monitoramento da Covid-19 também será aplicada aos técnicos administrativos e docentes da UFU, até 01/06. A divulgação será feita, via e-mail pessoal dos servidores, que também poderão acessar o questionário AQUI.

Outra iniciativa, que recebe apoio da Proae, é uma pesquisa da HUSPORT, empresa júnior do curso de Educação Física da UFU. O questionário “Atividade Física e Distanciamento Físico/Social de Estudantes da UFU”, que aborda a saúde e o bem-estar de estudantes universitários durante a pandemia, está disponível AQUI para preenchimento on-line.