08/05/2020 - 17:40 - Atualizado em 11/05/2020 - 13:01
Conheça o trabalho dos cientistas da UFU para melhorar a qualidade de vida de usuários de cadeiras de rodas
Pesquisas de várias áreas buscam gerar acessibilidade, melhorar o treinamento e também conhecer a realidade das pessoas com deficiência física em Uberlândia
Jhonatan Dias

Palestra realizada durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, realizada no Campus Santa Mônica da UFU em setembro do ano passado. (Foto: Alexandre Santos)

A partir de segunda-feira (11/05), o portal Comunica UFU publicará uma série de reportagens sobre pesquisas que podem conferir mais acessibilidade e qualidade de vida aos usuários de cadeiras de rodas. Por ser interdisciplinar, a acessibilidade é um tema de pesquisa presente em várias áreas, como engenharia, saúde e ciências humanas.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 1,3% da população brasileira possui algum tipo de deficiência física. Por isso, a demanda por cadeiras de rodas adaptadas para cada indivíduo é alta para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo da série de reportagens é mostrar a contribuição da ciência para melhorar a efetividade das cadeiras de rodas, e também as pesquisas sobre a acessibilidade na cidade de Uberlândia.

Você pode acompanhar a série pela editoria de ciência do portal Comunica UFU e pelas nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.