22/05/2020 - 17:31 - Atualizado em 02/06/2020 - 19:00
Novo canal de orientação sobre a Covid-19
A partir de segunda, 25/05, população poderá tirar dúvidas e receber instruções relacionadas à pandemia; atendimento será feito por estudantes de Medicina, via telefone
Cristiano Alvarenga

A informação qualificada é fundamental em tempos de combate ao novo coronavírus. Considerando este contexto, os estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) criaram o Orienta Covid UDI. O projeto de extensão nasce com o propósito de abrir um canal direto com a sociedade visando a sanar dúvidas e fornecer orientações durante o período de pandemia.

O atendimento será feito por graduandos do curso de Medicina, sob orientação de professores da UFU. O serviço estará disponível para a população a partir da próxima segunda-feira, 25 de maio, via telefone (0800-042-0509). A chamada é gratuita.

Além da abordagem clínica, orientações “sobre medidas de prevenção, higiene, encaminhamento para serviços de saúde e medidas de isolamento”, explica Matheus Santos Lima, um dos participantes do projeto. O atendimento será feito de segunda a sexta, das 9 até as 21 horas.

Trabalho voluntário

Participam do projeto estudantes do curso de Medicina que estejam cursando a partir do 5º período em formato de home office, visando a garantir a segurança dos alunos. Estão envolvidos na iniciativa, de forma voluntária, 30 internos, 50 acadêmicos e 12 diretores da área de saúde.

O Orienta Covid UDI é um projeto baseado na iniciativa da Universidade de Campinas (Unicamp).

O projeto de extensão também mantém um canal de comunicação no Instagram com informações atualizadas sobre a Covid-19. Acesse: https://www.instagram.com/orientacovidudi/.