13/05/2020 - 13:40 - Atualizado em 25/05/2020 - 12:23
O que estamos fazendo
UFU elabora relatório de ações estratégicas da Covid-19
Eliane Moreira

A criação de um Comitê de Monitoramento à Covid-19; apoio às atividades de ensino pesquisa e inovação, no enfrentamento da Covid-19; cursos de extensão a distância; concessão de auxílios aos estudantes; orientações nutricionais; higienização das estruturas físicas, cursos on-line. Estas foram algumas ações adotadas pela Universidade Federal de Uberlândia, durante o período de isolamento social que suspendeu as atividades presenciais do calendário acadêmico da instituição. Tudo está sintetizado em um documento de 94 páginas denominado Relatório de Ações Estratégicas - Covid-19, construído pelos diversos segmentos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A publicação apresenta as ações de contingenciamento e reúne as principais estratégias, executadas pela comunidade universitária, neste momento de enfrentamento à pandemia e nos preparativos para seu possível agravamento. As ações seguem as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e Secretarias Municipais de Saúde das cidades onde a UFU tem presença.

De acordo com o presidente do Comitê de Monitoramento à Covid-19, - formado por profissionais da saúde e representantes das áreas acadêmica e administrativa da instituição -, Armindo Quillici Neto, “a idéia é atualizarmos periodicamente e, ao final da pandemia, termos um relatório completo sobre esse período de enfrentamento, além dos caminhos e a sistematização das decisões tomadas. Trata-se de um plano dinâmico, sempre revisto, com base em novas informações e conhecimentos que possam surgir ao longo do tempo. É importante a universidade garantir o registro e compilação dos dados e informações históricas dos fatos”.

Ações estratégicas

O relatório aponta quatro tipologias de ações estabelecidas pelo comitê e que foram implementadas nas unidades administrativas e acadêmicas; são elas: recomendação, controle, proteção e enfrentamento.  Essas ações, de acordo com Quillici, “buscam nortear a aplicação de uma série de determinações sucessivas, para que a instituição possa reagir com rapidez, nesse novo contexto”.

Confira as ações estabelecidas em cada área:

Atividades na UFU

De acordo com o relatório, apesar das atividades acadêmicas estarem suspensas, a UFU continua com atividades de pesquisa, extensão, administrativas, atendimento ao estudante e formação continuada para técnicos administrativos, docentes e discentes.

Os diversos setores da universidade seguem suas atividades, alguns remotamente. A proposta é respeitar este momento, conforme ressalta o reitor da UFU, Valder Steffen: “Desde a suspensão do calendário acadêmico, a administração superior da UFU tem trabalhado de forma incansável e prossegue à disposição da comunidade universitária. Muitos têm trabalhado à distância em diversas atividades.”

No relatório, Steffen destaca, ainda, os profissionais que atuam na linha de frente, no Hospital de Clínicas e em laboratórios científicos. “A estes, nosso reconhecimento e admiração! Temos ainda equipes procurando cuidar daqueles que cuidam. E a comunidade universitária encontra-se em suas casas, respeitando a quarentena, cuidando de si mesmos e de suas famílias, guardando nosso principal patrimônio: a vida”, ressalta.

Abaixo o relatório completo.