10/07/2020 - 15:06 - Atualizado em 15/07/2020 - 17:02
Pesquisas demonstram diversidade agrária de Minas Gerais
Revista publica dossiê com trabalhos de 41 pesquisadores de cinco universidades públicas
Marco Cavalcanti

Três eixos norteiam a edição: Territórios da agricultura familiar em Minas Gerais, Territorialização do agronegócio em Minas Gerais e Territorialidades no mundo rural mineiro. (Imagem: reprodução/Campo-Território)

“Minas, são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais”. Esta frase de Guimarães Rosa abre a edição especial da “Campo-Território: revista de Geografia Agrária”, que traz, neste mês de julho, um dossiê temático que tem como cenário o quarto maior estado brasileiro em extensão.

Com o título “Diversidade e complexidade do espaço agrário mineiro”, o periódico reúne 17 artigos de pesquisadores de quatro universidades federais: de Uberlândia (UFU), de Alfenas (Unifal), de Minas Gerais (UFMG) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); e da estadual de Montes Claros (Unimontes).

Os avanços e desafios para o fomento e a manutenção da agricultura familiar no Vale do Jequitinhonha, a participação das mulheres no cooperativismo e administração de propriedades da cafeicultura no sul de Minas, o processo de internacionalização das agroindústrias canavieiras no Triângulo Mineiro e as dinâmicas  que  envolvem  os incentivos à monocultura algodoeira no norte de Minas são alguns dos temas abordados na publicação.

O dossiê, de 460 páginas, tem dois objetivos principais. Um é fomentar as pesquisas sobre Geografia Agrária no estado mineiro. O outro “é abordar a diversidade do espaço agrário no estado de Minas Gerais, realizando um panorama de suas características socioeconômicas, da diversidade dos povos nativos, dos contextos regionais, bem como os desafios e estratégias para o campo mineiro”, revela o texto que apresenta a edição.

Com base em dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a revista chama a atenção para a ruralidade do estado: entre seus 853 municípios, 475 têm menos de 10 mil habitantes e 704 têm até 25 mil.

Minas Gerais tem mais de 21 milhões de habitantes e 586,5 mil km². Em seu território, cabe a Espanha inteira e ainda sobra espaço, com folga, para a Suíça e a Bélgica juntas. É a Unidade da Federação que mais tem universidades federais: são 11.

Pesquisas

A intenção de juntar as pesquisas sobre Geografia Agrária surgiu no Programa de Pós-graduação de Geografia da UFU, no ano passado. O docente Marcelo Chelotti, que iniciou o processo, explica que a universidade vem se destacando em Minas Gerais com a sistematização das discussões dessa área nos mais de 20 anos do seu programa de pós-graduação.

“E nos últimos anos cresceu a interiorização dos programas de pós-graduação, e a área de Geografia Agrária começou a se desenvolver também em outras universidade de Minas Gerais”, observa Chelotti.

O interessante da edição especial, segundo o docente, é o fato de ela demonstrar a diversidade do “mundo rural mineiro” e da potencialidade de cada região do estado de Minas Gerais onde alguma universidade pública está fazendo as suas pesquisas, a partir dos seus programas de pós-graduação em Geografia.

Além de Chelotti, coordenam o dossiê os docentes Flamarion Alves e Ana Rute do Vale (Unifal), Andrea de Paula (Unimontes) e Vera Lúcia Pessôa (UFU).

A Campo-Território é uma revista eletrônica quadrimestral com acesso público a todo seu conteúdo publicada pela Editora da UFU (Edufu). Além de artigos - reunidos em um dossiê ou não -, o periódico publica notas, resenhas e relatos de experiência. O editor-chefe é o docente João Cleps Júnior, do Instituto de Geografia da UFU.