10/07/2020 - 20:29 - Atualizado em 17/07/2020 - 16:59
Programa que combate evasão na Estes é aprovado por conselho
Auxílios serão disponibilizados via edital
Jussara Coelho

Em sua última reunião, realizada no dia 8 de junho, o Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia (Consex/UFU) aprovou o regulamento que estabelece  normas para o Programa de Apoio à Permanência de Discentes da Escola Técnica de Saúde (Estes) - com o seu funcionamento e as suas respectivas modalidades de auxílios e apoios. De acordo com o professor e diretor da Estes, Douglas Queiroz Santos, o programa é voltado para os 380 alunos matriculados na escola técnica e foi viabilizado por meio de recurso que advém de ação orçamentária da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). O acesso ao benefício se dará por meio de edital.

O objetivo do programa é combater a evasão, garantindo a permanência dos alunos dentro da instituição. Santos afirma, ainda, que o documento teve como uma de suas bases a pesquisa realizada pela UFU para conhecer melhor a situação dos alunos da Estes durante a pandemia. “O programa tem várias modalidades: auxílio alimentação, que proporciona aos nossos alunos que são trabalhadores, mas de baixa renda, subsídio  para poderem realizar sua refeição antes da aula; auxílio creche, que antes só contemplava as alunas da graduação; auxílio transporte e o auxílio Proeja - voltando aos participantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional, que é uma modalidade de ensino para jovens e adultos, um público bastante vulnerável; então, nós temos este auxílio específico”, destacou. Outros auxílios constantes no documento são de inclusão digital, pedagógico e para as atividades artísticas, culturais e esportivas.

/sites/comunica.ufu.br/files/conteudo/noticia/anexo_ufu_-_1743373_-_minuta_de_resolucao.pdf