Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

28/09/2020 - 12:22 - Atualizado em 08/10/2020 - 10:48
"A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca"
Diário de Ideias, um trabalho baseado no diálogo

 

 

Luciana Soares Muniz - Coordenadora Geral do Diário de Ideias

“A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca.” (BONDÍA, 2002, p. 21) 1

O “Jornal Diário de Ideias” foi planejado e originado com base no diálogo com estudantes da Educação Básica, tendo em vista seus interesses, proposições e ideias, em um universo de respeito à infância e à juventude, contribuindo para a construção de uma sociedade aprendente.

Nesse âmbito, o Jornal visa possibilitar trocas, novos vínculos de amizade, outras formas de pensar os problemas in loco ou mesmo a partir de lugares distintos, mas com ênfase na atuação experiencial do que acontece no dia a dia. Assim, o Projeto em questão possibilita a troca e a expansão do conhecimento, agregando valores e novas ações que permitam ao público infanto-juvenil e a toda comunidade escolar a vivência de novas ideias e de aprendizagens criativas.

Especialmente o “Jornal Diário de Ideias” incorpora o compartilhar e o vivenciar experiências, sempre valorizando as diversas formas de interação e de expressão que incentivam a criatividade na aprendizagem e que promovem o desenvolvimento humano. A partir disso, os processos de construção de cada edição do Jornal - que envolvem tanta diversidade de vivências de cada participante - são fundamentados/respaldados nas experiências singulares que perpassam o cotidiano de cada um que compõe as seções dispostas. E é esse experienciar que caracteriza a autenticidade e a essência do “Jornal Diário de Ideias”, sempre enriquecendo o repertório dos membros de nossa equipe e de cada um de vocês,
leitores, que acompanham nossas publicações.

Esperamos que vocês possam se inspirar nas experiências que originaram essa edição tão especial, pois já dizia Martin Heidegger (1987 apud BONDÍA, 2002, p. 25),“Podemos ser assim transformados por tais experiências, de um dia para o outro ou no transcurso do tempo”

1 BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, nº19, 2002.

Com a Palavra

Equipe de Gestão ESEBA/UFU 2007-2016

A realidade atual ampliou os desafios da Educação Básica, perpassada pelas mídias digitais e tecnologia. É nesse cenário que vemos, com grande alegria, emergir  o “Jornal Diário de Ideias”: um projeto inserido no Comunica-UFU, o qual resgata uma das formas mais antigas e interessantes formas de interagir, compartilhar e se conectar com a sociedade e a comunidade escolar.

Professora Hosana Curtt | Coordenadora

 

Equipe de Gestão ESEBA/UFU 2004-2007
 

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é uma das poucas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que oferta o ensino, pesquisa e extensão desde a Educação Básica até a Pós-graduação. A Escola de Educação Básica (Eseba), fundada em 1977 como uma creche, é uma das Unidades da UFU que em seus 43 anos de existência construiu uma história fundamentada na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Toda instituição escolar é o resultado ou o somatório daquilo que todos os profissionais e estudantes vivenciaram e vivenciam ao longo do tempo. Neste sentido, o Projeto de Extensão “Diário de Ideias” e o seu Jornal vêm coroar uma diversidade enorme de experiências, permeadas por muitos desafios e emoções na história da Eseba. Neste momento há a oportunidade da UFU, por meio da equipe do “Diário de Ideias”, extrapolar o espaço universitário para alcançar outras instituições escolares e outros sujeitos educacionais no sentido de dar voz, sentido e publicidade das riquezas que ocorrem nas relações do ensinar e do aprender.

Para mim é um orgulho imenso participar dessa história escolar e universitária e continuar a acreditar que a Educação, por meio das ideias e das atitudes originadas do conhecimento científico, é o melhor caminho para a libertação humana de dogmas obscurantistas que sempre rondam a sociedade.

Professor Hudson Rodrigues Lima | Diretor

Equipe de Gestão ESEBA/UFU 2004-2007

Falar aqui nesse espaço “Diário de Ideias” é trazer para o presente a emoção do vivido no passado, quando construíamos também ideias sobre  os momentos que vivemos hoje, naquela época, o futuro.

“Diário de Ideias” traz a possibilidade de uma educação voltada para o exercício mental da escrita e da leitura, fugindo um pouco do padrão tecnológico dos dias atuais que retira a oportunidade das nossas crianças e jovens ao exercício da criação do pensamento que proporciona a tomada de decisões mais assertivas da própria vida.

Dar a voz aos educandos de forma livre e espontânea nos traz a satisfação em ter vivido tantos anos colocando toda a nossa esperança de um mundo mais próximo do amor que gera vida, questão de grande desafio hoje na luta para a manutenção de uma humanidade gerada por tantas diversidades presenciadas na sociedade.

Professora Maria Lucia Silva | Assessora

Equipe de Gestão ESEBA/UFU 2004-2007
 

O que aconteceria se nós - eu, você e a humanidade - não corrêssemos para investigar algumas ideias que diariamente povoam nossas mentes?

Pois é, investigar ideias e conhecer outras nos leva a interações com as informações tão diversas e ricas que possibilitam um salto em direção ao conhecimento. Essa possibilidade é construída de maneira criativa e mais sistemática a partir da educação básica, envolvendo professores, estudantes, sejam eles crianças, adolescentes, jovens e adultos, além do apoio psicopedagógico, das famílias, das instituições, das mídias, das culturas dentre tantas outras interações humanas.

Para tanto, a tarefa diária de elaborar essa possibilidade com o objetivo de ampliar o senso comum e construir conhecimentos é de competência dos professores. São esses sujeitos que organizam as ideias dos alunos; planejam como se dar a conhecer o mundo; recontextualizam os saberes do ser humano sobre ser do/no mundo contemporâneo; auxiliam a apropriação dos saberes, das culturas e da ciência por nós herdados historicamente. Assim, o corpo docente produz ciência pedagógica permeada por saberes coletivos e compartilhados e, ao mesmo tempo, os estudantes vislumbram hipóteses e teses mutáveis que geram os conhecimentos da Arte, da Filosofia, da Cultura, e os científicos, informacionais e tecnológicos. É nesse âmbito de proposta educacional que o “Diário de Idéias” se situa e se efetiva instigando de maneira criativa os estudantes a aprender investigar seus próprios pensamentos e de outros, introduzindo-os ao mundo do conhecimento.  A nova geração ao se apropriar desses conhecimentos terá melhor ciência, consciência e sensibilidade para gerir a própria vida e a  vida da humanidade no planeta Terra. Para tal empreitada, vamos à coleta das ideias que brotam entre os estudantes.

Professora Fátima Aparecida da Silveira Greco | Assessora

Equipe de Gestão ESEBA/UFU 1986-2003
 

Tenho o maior orgulho e gratidão de ter feito parte do quadro docente da Escola de Educação Básica da UFU durante 22 anos, dos quais 18 anos fui Diretora eleita por sua Comunidade Escolar.

Mesmo aposentada, na medida do possível, acompanho sua caminhada rumo ao alcance de seu objetivo que é funcionar como Colégio de Aplicação aberto à formação docente, à troca de ideias com a comunidade interna e externa, a pesquisas e à socialização dos saberes construídos na sua Prática Escolar da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Ao abrir um arquivo enviado por uma amiga da Escola, meu coração tão entristecido com esse tempo de pandemia se encheu de alegria e entusiasmo. Pulsou mais forte, trazia no seu interior o “Diário de Ideias”, veículo de diálogo e divulgação do fazer escolar personificando e dando espaço e voz a todos os atores da instituição e fora dela que fazem e pensam em educação de forma variada, criativa, lúdica e informativa. O formato adotado permite a interação entre comunicadores e leitores estimulando a leitura. Sempre pensei a escola como um espaço vivo, onde todos são atores que ensinam e aprendem juntos. O “Diário de Ideias” surge com essa possibilidade.

Cumprimento à professora Dra. Luciana Soares Muniz e à equipe pela iniciativa. Que consigam envolver cada vez mais participações. Curiosa para ler a próxima edição! Que venham outras!

Professora Ana Maria Ferola da Silva Nunes | Diretora

EXPEDIENTE
 
“Jornal Diário de Ideias”, ação que integra o Programa Institucional de Extensão, Diário de Ideias, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proex/UFU), em parceria com a Escola de Educação Básica (Eseba) e com a Diretoria de Comunicação Social (Dirco). Periodicidade mensal.
 
EQUIPE
Coordenação 
Luciana Soares Muniz (Eseba/UFU)
 
Equipe de Jornalismo
Eliane Moreira (Dirco/UFU)
Maria Eugênia Matos da Cunha Lima (Estudante - Jornalismo/UFU)
Bruna Vitoria de Sousa (Estudante - Jornalismo/UFU)
 
Arte / Diagramação
Marcus Vinicius Guimarães Santos (Estudante - Relações Internacionais/UFU) 
 
Publicidade/ Fotografia
João Ricardo Oliveira (Dirco/UFU)
Marcus Vinicius Guimarães Santos (Estudante - Relações Internacionais/UFU) 
 
Reportagem
Franciele Queiroz da Silva  (Eseba/UFU)
Léa Aureliano de Sousa Machado  (Eseba/UFU)
Luciana Soares Muniz  (Eseba/UFU)
Maria Eduarda Matos da Cunha Lima (Estudante-Psicologia/UFU)
Mariane Éllen da Silva (Eseba/UFU)
Mônica de Faria e Silva (Difdo/UFU)
Vaneide Corrêa Dornellas  (Eseba/UFU)
Vanessa de Souza Ferreira Dângelo  (Eseba/UFU)
Paula Amaral Faria (Eseba/UFU)
Rochele Karine Marques Garibaldi  (Eseba/UFU)
Walleska Bernardino Silva  (Eseba/UFU)
 
Edição Podcast
Marcus Vinicius Guimarães Santos (Estudante - Relações Internacionais/UFU)
Maria Eugênia Matos da Cunha Lima (Estudante - Jornalismo/UFU)
 
Revisão
Franciele Queiroz da Silva  (Eseba/UFU)
Walleska Bernardino Silva  (Eseba/UFU)
 
Colaboradores
Renata Neiva (Dirco/UFU)
Fabiano Goulart (Dirco/UFU)
 
Fale Conosco
 

Abaixo, você "passeia" na versão em PDF, desta 4ª edição do Jornal Diário de Ideias. 

 

 

 

 

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2020. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal