16/09/2020 - 17:02 - Atualizado em 21/09/2020 - 15:18
Metalofármacos podem combater vírus, afirma estudo da UFU, USP e Unicamp
Compostos como auranofina estão sendo estudados como proposta de reposicionamento
Diélen Borges

Resumo gráfico desenhado por Fernando Bergamini

Em artigo publicado no especial "Novos Talentos da América", da revista DALTON TRANSACTIONS, no dia 3 de setembro, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) questiona: "O que está atrasando a aplicação de metalofármacos como antivirais?" A partir dessa pergunta, que intitula o artigo, e da revisão de outros estudos, são apresentadas as implicações dos metalofármacos frente ao novo coronavírus, o SARS-CoV-2, causador da Covid-19, e a novos surtos virais.

Metalofármaco é um fármaco (princípio ativo de um medicamento) que contém metal na sua composição. Vários metalofármacos já são utilizados, como a cisplatina e os seus derivados, no tratamento de tumores de cabeça, pescoço e testículos; a sulfadiazina de prata [Dermazine], que tem atividade antibacteriana e é aplicada na forma de pomada para queimadura; a auranofina [Ridaura (R)], usada para tratar artrite reumatoide; e o ferro bisglicinato [Neutrofer(R)], que combate a anemia.

Muitos metais têm atividade antimicrobiana intrínseca. Segundo um dos autores do estudo publicado pela Dalton Transactions, Fernando Bergamini, que é professor do Instituto de Química da UFU, na época medieval, uma mistura contendo o sal metálico nitrato de prata era usada como ferramenta de cirurgiões para impedir o crescimento de microorganismos. "Era uma pontinha, chamada lapis infernalis, porque queimava, mas era o que tinha para 'cauterizar' feridas na época", conta o pesquisador.

"Aí vem a pergunta: por que não há, até o momento, compostos de coordenação metálicos aprovados para aplicação como fármacos antivirais, sendo que a gente sabe que os metais têm a capacidade de inibição de certos processos biológicos?", problematiza Bergamini. Os cientistas demonstraram, no artigo, que a faixa de atividade antiviral dos metalofármacos in vitro é muito similar à atividade de fármacos orgânicos, inclusive frente ao Sars-Cov-2. Assim como os antivirais "puramente orgânicos", os metalofármacos têm que seguir o paradigma da seletividade, ou seja, devem atuar contra a maquinaria viral e não contra as células humanas.

Segundo Bergamini, os íons metálicos tendem a ser mais versáteis que os orgânicos, o que permite aos cientistas fazerem ajustes finos durante o desenvolvimento de fármacos, e também são menos eletronegativos, o que possibilita que eles recebam carga com facilidade e favorece as trocas de ligantes com o meio. "É uma das razões porque a natureza inclui íons metálicos nos nossos sistemas biológicos. Cerca de 30% a 40% das nossas proteínas contêm íons metálicos para desempenhar efetivamente suas funções", explica o pesquisador.

Quanto ao tratamento da Covid-19, de acordo com Bergamini, está em fase de testes in vitro a auranofina, como proposta de reposicionamento de fármacos já aprovados para outras aplicações. No artigo publicado neste mês, os autores defendem que os cientistas precisam ampliar os estudos sobre os metalofármacos e ir além no entendimento dos alvos terapêuticos. "Os metalofármacos podem chegar a ser a única solução para casos muito específicos. Além de antivirais, no desenvolvimento de fármacos antibacterianos. No futuro podemos ter vírus e bactérias mais resistentes. Os metalofármacos, muitas vezes, desempenham, mais do que um mecanismo de ação. Eles impedem que haja surgimento muito rápido de resistência", diz Bergamini.

Imagem: Reprodução da Dalton Transactions