Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

29/09/2020 - 16:17 - Atualizado em 30/09/2020 - 11:56
A metodologia singular do Diário de Ideias
Desenvolvimento humano e a experiência familiar com a vivência do Diário de Ideias
Por: 
Luciana Muniz e Vaneide Dornellas

O Diário de Ideias é um caderno/diário personalizado pelo aprendiz para registros espontâneos de ideias, observações do mundo de forma geral, experiências, dentre outros interesses de registro. O trabalho com o Diário fomenta a participação ativa, autoral e protagonista dos estudantes e professores em um processo que envolve aprender e ensinar com o outro.

Uma metodologia que cria um espaço-tempo no contexto da sala de aula para que os estudantes expressem suas ideias, interesses, gostos, experiências e muito mais. Um vivenciar as diferentes formas de expressão humana e potencialidades para aprender de formas tão diversas. Um trabalho que viabiliza o sentir o mundo com o outro, da forma própria com que cada um percebe e sente.

Hoje, o estudante Theo e sua a mãe, compartilham conosco suas percepções acerca da experiência com o Diário de Ideias no contexto familiar e escolar: “Vou dizer um pouquinho sobre o Diário de Ideias, que foi uma experiência maravilhosa em nossas vidas. Foi muito prazeroso fazer cada página do Diário de Ideias, junto com o Theo. Nós fizemos registros em forma de foto ou por meio de objetos, folhas, garrafas, tampinhas e muitas outras coisas. Também registrávamos o que tínhamos vivenciado no nosso fim de semana; íamos para a fazenda e lá, junto com a vovó, buscávamos ideias para passarmos para o Diário. Assim, o Theo também pôde viver essa experiência com o Diário de Ideias, juntamente com a turminha da sua sala de aula. Era nítido nos olhos do Theo que ele amava viver aquele momento... e eu, como mãe, amava cada experiência ao lado dele. Amei também a experiência que vivi na sala de aula com o Theo, seus coleguinhas, sua professora e cuidadores. Eu fui convidada para dar uma aula para eles e, nessa aula, contei sobre como é ter uma loja física. Foi prazeroso e me edificou muito, vivi um momento único que sei que vou carregar comigo a vida toda. Considero muito importante vivermos o Diário de Ideias, pois foi perceptível a evolução do Theo e a nossa, como pais. O Diário motivou a proximidade dos pais nas atividades escolares, nos fez rir e aproveitar cada momento com o Theo!”

Registro no Diário de Ideias do Theo: “Esse final de semana o Theo foi para a ‘roça da vovó’, ele ama ir para lá. Diz ir ver a vaca, porco e o cachorrinho. Estamos mandando folha de jabuticaba, ramo de mandioca, pena de angola (galinha) e coco.”

Quer conhecer mais sobre as experiências com o Diário de ideias? Acesse o nosso site.

Experiência de sentir o cheiro e a textura dos elementos da natureza

  

Momento brincante de tirar fotos

Parceria entre a família e a escola no processo de ensino e aprendizagem

Momento de compartilhar as experiências vividas com os colegas na escola

Theo, 7 anos, 2º ano, Eseba/UFU

 

 

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2020. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal