23/09/2020 - 11:23 - Atualizado em 23/09/2020 - 12:32
Mostra Paralela abre inscrições de propostas artísticas para edição de 2020
Procedimento pode ser realizado até 28 de setembro por meio de formulário on-line
Amanda Marques

Mostra Paralela está buscando artistas para compor a programação da sua sexta edição. (Arte: Divulgação)

A mostra Paralela está com inscrições abertas para o envio de trabalhos artísticos para compor a programação da sua sexta edição. O procedimento pode ser feito até 28 de setembro através de um formulário on-line, disponível NA PÁGINA DO FACEBOOK e NO PERFIL DO INSTAGRAM DO EVENTO. Os trabalhos devem ser enviados por maiores de idade e não há restrição geográfica. Este ano, o encontro ocorre entre os dias 16 e 22 de novembro, de forma remota.

O resultado será divulgado no dia 16 de outubro e selecionará quatro propostas artísticas e duas oficinas. Em 2020, os trabalhos artísticos selecionados vão receber cachê no valor de R$1.500,00. Nessa categoria, serão valorizadas as proposições que optem pela experimentação de formatos no modo remoto e as possibilidades de conexão com o público, seja em tempo real ou não. Já as oficinas devem possuir, no mínimo, quatro horas de duração. Os trabalhos selecionados nessa categoria vão receber um valor pró-labore de R$500,00.

A Paralela

O projeto Paralela surgiu, em 2015, como uma proposta do grupo de pesquisa Spirax, coordenado pelo artista e professor do Instituto de Artes (Iarte) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Alexandre Molina. A intenção inicial era compartilhar as atividades desenvolvidas pelos estudantes do componente curricular “Práticas em Dança II: performances do corpo”, do curso de Dança da UFU.

Hoje, a iniciativa promove encontros anuais e se estabelece como plataforma de intercâmbios em arte, conectando pessoas e lugares através da dança, em diálogo com outros fazeres artísticos. As ações previstas nesta plataforma reduzem fronteiras entre formação e atuação artística, fortalecendo as relações entre fazer e pensar arte na contemporaneidade, de modo integrado. “Aqui, compartilhamos o interesse em superar desafios para o estabelecimento de novas possibilidades criativas. Buscamos, ainda, encontrar outros espaços de interação com o público, em que a criação na dança se estabelece na conexão com o exercício experimental dos meios digitais ou de suas possibilidades tecnológicas”, afirma Molina.

Em 2020, a Paralela conta com o incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Uberlândia, e com o apoio do curso de graduação em Dança, do Iarte/UFU.