Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

23/09/2020 - 11:23 - Atualizado em 23/09/2020 - 12:32
Mostra Paralela abre inscrições de propostas artísticas para edição de 2020
Procedimento pode ser realizado até 28 de setembro por meio de formulário on-line
por Autor: 
Amanda Marques

Mostra Paralela está buscando artistas para compor a programação da sua sexta edição. (Arte: Divulgação)

 

A mostra Paralela está com inscrições abertas para o envio de trabalhos artísticos para compor a programação da sua sexta edição. O procedimento pode ser feito até 28 de setembro através de um formulário on-line, disponível NA PÁGINA DO FACEBOOK e NO PERFIL DO INSTAGRAM DO EVENTO. Os trabalhos devem ser enviados por maiores de idade e não há restrição geográfica. Este ano, o encontro ocorre entre os dias 16 e 22 de novembro, de forma remota.

O resultado será divulgado no dia 16 de outubro e selecionará quatro propostas artísticas e duas oficinas. Em 2020, os trabalhos artísticos selecionados vão receber cachê no valor de R$1.500,00. Nessa categoria, serão valorizadas as proposições que optem pela experimentação de formatos no modo remoto e as possibilidades de conexão com o público, seja em tempo real ou não. Já as oficinas devem possuir, no mínimo, quatro horas de duração. Os trabalhos selecionados nessa categoria vão receber um valor pró-labore de R$500,00.

 

A Paralela

O projeto Paralela surgiu, em 2015, como uma proposta do grupo de pesquisa Spirax, coordenado pelo artista e professor do Instituto de Artes (Iarte) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Alexandre Molina. A intenção inicial era compartilhar as atividades desenvolvidas pelos estudantes do componente curricular “Práticas em Dança II: performances do corpo”, do curso de Dança da UFU.

Hoje, a iniciativa promove encontros anuais e se estabelece como plataforma de intercâmbios em arte, conectando pessoas e lugares através da dança, em diálogo com outros fazeres artísticos. As ações previstas nesta plataforma reduzem fronteiras entre formação e atuação artística, fortalecendo as relações entre fazer e pensar arte na contemporaneidade, de modo integrado. “Aqui, compartilhamos o interesse em superar desafios para o estabelecimento de novas possibilidades criativas. Buscamos, ainda, encontrar outros espaços de interação com o público, em que a criação na dança se estabelece na conexão com o exercício experimental dos meios digitais ou de suas possibilidades tecnológicas”, afirma Molina.

Em 2020, a Paralela conta com o incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Uberlândia, e com o apoio do curso de graduação em Dança, do Iarte/UFU.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2020. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal