02/09/2020 - 07:22 - Atualizado em 04/09/2020 - 09:08
UFU promove primeiro debate da Consulta Eleitoral 2020
Próximo encontro entre os três candidatos será realizado no dia 15 de setembro, dois dias antes da Consulta Eleitoral Eletrônica e Remota
Marco Cavalcanti

Os candidatos: Dennys Garcia Xavier, Helvécio Damis de Oliveira Cunha e Valder Steffen Júnior. (Foto: Marco Cavalcanti)

O primeiro debate entre os candidatos a reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para a gestão 2020/2024 foi realizado na noite de terça-feira, 1º de setembro, no estúdio da TV Universitária (TVU), no Campus Santa Mônica. O próximo ocorrerá no dia 15 de setembro, nos mesmos local e horário. Caso haja segundo turno, um terceiro debate acontecerá no dia 22/9.

Participaram os três docentes que concorrem ao cargo: Dennys Garcia Xavier (Instituto de Filosofia), Helvécio Damis de Oliveira Cunha (Faculdade de Direito) e Valder Steffen Júnior (Faculdade de Engenharia Mecânica).

O programa teve a mediação do jornalista Cezar Honório e foi exibido ao vivo, das 19h às 21h25, pela TVU (canal 4.1), pela Rádio Universitária (107,5 FM) e nas páginas da UFU no YOUTUBE e no FACEBOOK. As regras foram definidas entre a Comissão Especial Eleitoral e a Fundação de Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU).

A escolha de reitor e vice-reitor na Consulta Eleitoral Eletrônica e Remota será realizada entre 10h e 23h59 do dia 17 de setembro pela comunidade universitária (estudantes, técnicos administrativos e docentes) e, caso seja necessário um segundo turno, no dia 24 do mesmo mês.

O resultado vai subsidiar a elaboração das listas tríplices (reitor e vice) pelo Conselho Universitário (Consun/UFU) que serão enviadas ao Ministério da Educação (MEC) para nomeações dos principais gestores da universidade no período 2020/2024.

Três chapas* disputam a preferência de alunos, técnicos administrativos e docentes da UFU:

Chapa: uFUTURO

• Reitor: Dennys Garcia Xavier (Instituto de Filosofia)
  • Vice-reitora: Efigênia Aparecida Maciel de Freitas (Faculdade de Medicina)

Chapa: ComUnidade UFU

• Reitor: Helvecio Damis de Oliveira Cunha (Faculdade de Direito)
  • Vice-reitora: Marineia Crosara de Resende (Instituto de Psicologia)

Chapa: UFU para TODOS e TODAS

• Reitor: Valder Steffen Júnior (Faculdade de Engenharia Mecânica)
  • Vice-reitor: Carlos Henrique Martins da Silva (Faculdade de Medicina)

* Listadas por ordem alfabética dos nomes dos candidatos a reitor.