07/10/2020 - 13:32 - Atualizado em 14/10/2020 - 11:44
Conselho Universitário forma listas tríplices de reitor e vice
Valder Steffen e Carlos Henrique recebem a maioria dos votos dos conselheiros
Marco Cavalcanti
Colaborou Alexandre Costa

As listas serão enviadas ao MEC até 21 de outubro. O ministério, por sua vez, deverá dar um retorno à universidade até 21 de dezembro. (Foto: Prefeitura Universitária/Arquivo)

O atual reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o docente Valder Steffen Júnior (Faculdade de Engenharia Mecânica), e o docente Carlos Henrique Martins da Silva (Faculdade de Medicina) ficaram em 1º lugar nas listas de, respectivamente, reitor e vice-reitor, elaboradas pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (Consun/UFU).

A reunião remota do Consun para formar as listas tríplices de indicados ao Ministério da Educação (MEC) para os cargos de reitor e vice-reitor para a gestão 2020 a 2024 ocorreu nesta quarta-feira (7/10). Na votação uninominal, Steffen obteve 123 votos (97%) e Silva 119 votos. Atualmente o conselho possui 168 membros com direito a voto.

Armindo Quillici Neto (Instituto de Ciências Humanas/Pontal) inscrito para o cargo de reitor e Marcio Magno Costa (Faculdade de Odontologia), que concorria ao cargo de vice-reitor, receberam, respectivamente, 2 e 4 votos.

Em terceiro lugar, concorrendo ao cargo de reitor, Alexandre José Molina (Instituto de Artes) obteve 1 voto; e, para o cargo de vice-reitora, Kárem Cristina de Sousa Ribeiro (Faculdade de Gestão e Negócios) recebeu 3 votos. Foi registrado, ainda, 1 voto em branco para cada cargo.

Conforme explica a presidente da Comissão Eleitoral Organizadora da Lista Tríplice, Louane de Camargos, as listas serão enviadas ao MEC até 21 de outubro. O ministério, por sua vez, deverá dar um retorno à universidade até 21 de dezembro.

“Fico muito sensibilizado com a votação expressiva que foi dada pelo Conselho Universitário, de tal forma que agora temos as expectativas renovadas com relação à nomeação. Esperamos, muito positivamente, a futura nomeação”, declarou Steffen.