02/10/2020 - 11:15 - Atualizado em 02/10/2020 - 12:51
Livro de Lógica é disponibilizado gratuitamente por professor da UFU
Referência na área, obra é resultado de longo processo de ensino em disciplinas de graduação e pós-graduação na Facom/UFU
Genivan Júnior

Capa do livro (Imagem: Divulgação)

O livro “Lógica para Ciência da Computação e Áreas Afins” escrito pelo professor da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (Facom/UFU), João Nunes de Souza, lançado pela primeira vez em 2002 e atualizado na sua terceira edição em 2015, foi disponibilizado gratuitamente no site da Faculdade de Computação da UFU para que todos os estudantes que tenham interesse no assunto, possam ter acesso. Segundo o professor, a ideia é de que o conhecimento seja universal.

O livro é resultado de um processo de anos no ensino de Lógica em disciplinas de graduação e de pós-graduação, lecionadas na Facom da Computação da UFU desde 1991. No prefácio, o professor que hoje é aposentado, já explicita o desafio do livro “Ensinar alguns dos principais fundamentos de Lógica, passo a passo, para alunos sem maturidade matemática e com qualquer formação”, o que deixa implícito que é para iniciantes no assunto.

Professor João Nunes de Souza (Foto: Arquivo pessoal)

No livro, que é referência na área, são apresentados os principais fundamentos da Lógica Clássica através de um estudo introdutório da Lógica Proposicional, da Lógica de Predicados e da Argumentação Lógica. Pelos conceitos apresentados, o livro pode ser usado tanto por estudantes de Ciência da Computação como Administração, Engenharias, Direito, Filosofia e estudantes de concursos.

Um dos estudos da lógica é entender como as pessoas devem raciocinar e pensar no dia a dia. Estando sempre em busca do conhecimento e desejando saber quando uma afirmação é verdadeira ou falsa, quando alguém não consegue ter essa certeza, ela é forçada a buscar uma forma mais eficiente que permita afirmar ter esse entendimento, assim, o raciocínio, que se fundamenta na lógica, é essencial. De acordo com o professor, o fato do estudante fazer o uso do que aprende em aplicações no cotidiano, torna o conteúdo aprendido algo que ele nunca irá esquecer.