28/10/2020 - 15:04 - Atualizado em 03/11/2020 - 10:41
Pesquisa sobre atividade física e compulsão alimentar durante pandemia está aberta à participação
Perguntas podem ser respondidas por adultos entre 18 e 60 anos
Genivan Júnior

A pesquisa é feita por meio de formulário on-line e anônimo. (Foto: Marcos Santos/Fotos Públicas)

Devido à pandemia de Covid-19 causada pelo novo coronavírus, medidas preventivas e restrições se fizeram necessárias. Contudo, estas medidas refletiram em alterações no estilo de vida da população, recaindo de forma negativa na saúde física, mental e no comportamento alimentar da população.

Pensando nisso, a professora Nádia Cheik, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (Faefi/UFU), junto com as estudantes Caroline Garcês, do curso de Educação Física, e Sara Menezes (Fisioterapia), estão investigando o comportamento dos adultos, com o objetivo de identificar alterações no nível de atividade física, comportamento sedentário e compulsão alimentar durante o confinamento.

A pesquisa intitulada “Associação do comportamento sedentário, nível de atividade física e compulsão alimentar em adultos durante o período de isolamento social causado pela pandemia de COVID-19” pode ser respondida por meio de um formulário on-line e anônimo por adultos de ambos os sexos, de 18 a 60 anos.

Segundo Cheik, a pesquisa possui grande relevância na área da saúde, uma vez que durante a pandemia os indivíduos estão mais suscetíveis a alterações no estilo de vida, o que pode ocasionar aumento da prevalência de transtornos alimentares, diminuição da prática de atividade física e o aumento do comportamento sedentário, provocando um cenário ainda mais agravante, visto que todos estes fatores podem acarretar aumento da morbidade e mortalidade e no risco do desenvolvimento de doenças, como a obesidade.

A pesquisa estará aberta até que se atinja um determinado número de participantes e pode ser respondida por AQUI.