17/12/2020 - 13:54 - Atualizado em 20/12/2020 - 19:40
“Born to be a Sci”: Estudantes da UFU criam jogo sobre garoto cientista
Game já tem versão de demonstração disponível para download
Rodrigo Sousa

Reprodução/Instagram @equipe_epta

Foto: Reprodução/Instagram @equipe_epta

“Born to be a Sci” é um jogo eletrônico de plataforma, gênero que se tornou - e segue - conhecido por jogos como Super Mario Bros. e Sonic. Feito em pixel art, arte digital que remete a videogames antigos, o game conta a história de um garoto que quer construir seu próprio foguete para alcançar a Lua.

A ideia de criar o jogo surgiu por causa de uma atividade acadêmica que seria realizada remotamente em novembro. Estudantes vinculados ao Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Eletrônica e Telecomunicações (PETELECOM), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), promoveriam um MINICURSO de desenvolvimento de jogos, estudando o Unity, um programa utilizado para criação de jogos.

Entre os estudantes do PETelecom estava Olavo Inácio, estudante que também participa da Equipe de Propulsão e Tecnologia Aeroespacial (EPTA). O EPTA tem uma divisão chamada Entertainment, específica para desenvolvimento de aplicativos e jogos. Foi em uma conversa que Inácio e outros membros da EPTA propuseram uma parceria com o PETelecom para a realização do minicurso.

A parceria tornou possível realizar um curso mais elaborado, foi aí que veio a ideia de criar o jogo. “Decidimos criar um jogo para apresentar no minicurso, para poder demonstrar todo o processo de criação dentro do Unity”, conta Inácio.

O estudante explica que, na demonstração, o jogo tem apenas uma fase, que ainda vai passar por algumas alterações: “É que, ao planejar o jogo para poder realizar o minicurso, percebemos que o game ficaria muito comprido (risos), então preparamos uma parte reduzida. E fizemos tudo em pixel art, pois além de mais simples e rápido de ensinar, também fica bonito”. Além de programação de jogos, a produção de música e arte digitais também foram abordadas no minicurso.

História do jogo

O game conta a história de um garoto que sonha em lançar um foguete para a Lua. A motivação da jornada do garoto é ter visto, em sua televisão, o lançamento de um foguete ao espaço, e isso guia toda a narrativa.

Born to be a Sci)

Tela inicial da primeira fase do jogo (Reprodução: Born to be a Sci)

A história do personagem pretende mostrar todas as fases da vida de uma pessoa que tem a ambição de ser cientista.

“Cada fase terá uma mecânica diferente, baseada na situação que o garoto está vivendo. Desde a vida de um estudante do ensino médio à transição para a universidade”, conta Inácio. “Por exemplo: na fase do vestibular, a gente pensou em fazer um minigame do garoto correndo até o portão para fazer o Enem, como aquele jogo do navegador Google Chrome, que o dinossauro sai correndo e pulando obstáculos. O fim do jogo seria quando o garoto, já formado, trabalha numa empresa e lança o próprio foguete”.

Inácio comenta que o grupo não teve inspiração direta, mas por ser do gênero plataforma, relembra o game Horace: “assim como no nosso jogo, Horace, que é um robô, tem a história da sua vida narrada desde quando é construído. Mas fui lembrar disso só na hora que já estávamos fazendo o roteiro”.

Ao ser perguntado sobre a continuação do game, Inácio afirma: “A gente pretende lançar o jogo completo, sim. Disponibilizar para computadores por meio da Steam e por websites de jogos independentes, além de celulares”.

A DEMONSTRAÇÃO do jogo está disponível no Google Play.