20/02/2021 - 16:11 - Atualizado em 22/02/2021 - 10:30
HC-UFU recebe 12 respiradores pulmonares
Equipamentos são para tratamento de pacientes com Covid-19
Jussara Coelho

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh) recebeu neste sábado (20/02), 12 respiradores pulmonares para auxiliar na recuperação de pacientes infectados pelo novo coronavírus, causador da Covid-19. São seis equipamentos para as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e outros seis para transporte de pacientes.

Produzidos pela empresa Vyaire Medical, os respiradores vieram do Ministério da Saúde por intermédio do deputado federal Zé Vitor (PL-MG). Eles serão utilizados na etapa de implementação dos novos leitos de UTI do HC-UFU. A chegada desses respiradores aumenta a disponibilidade de aparelhos disponíveis para o atendimento aos pacientes com Covid-19, dando maior segurança caso haja necessidade de suporte ventilatório.

Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, o HC-UFU/Ebserh vem trabalhando efetivamente para prestar assistência à população e realizado ações e adequações de sua infraestrutura para o atendimento dos pacientes suspeitos ou infectados pelo novo coronavírus.

Infraestrutura

Atualmente o HC-UFU conta com 50 leitos em funcionamento para tratamento de Covid-19. São 18 leitos de UTI, 28 leitos de enfermaria e quatro leitos de observação do Pronto-Atendimento Médico (PAM). Mais 17 leitos de UTI estão em instalação, totalizando 67 leitos disponíveis no hospital para atendimento de Covid-19.