Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

14/09/2021 - 12:24 - Atualizado em 14/09/2021 - 14:13
HC-UFU retoma cirurgias eletivas gradativamente
Procedimentos ficaram suspensos por uma semana; confira texto do comunicado
Por: 
Cristiano Sobrinho (Unidade de Comunicação/HC-UFU)

Foto: Cristiano Sobrinho - Unidade de Comunicação Social HC-UFU/Ebserh

O Colegiado Executivo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh) informa que, desde a última segunda-feira (13/09), retoma, gradativamente, a remarcação e realização de cirurgias eletivas. Apesar da suspensão temporária das cirurgias, os procedimentos de urgência e emergência foram priorizados e continuaram sendo realizados.

Na semana passada, houve suspensão temporária de cirurgias eletivas, devido ao crescente aumento da taxa de ocupação do Pronto-Socorro nas últimas semanas e à situação crítica dos estoques de materiais hospitalares e medicamentos no hospital. Com a chegada gradual de insumos, alguns procedimentos já foram retomados e outros já estão sendo remarcados.

 

Entenda a suspensão

A decisão pela suspensão temporária dos procedimentos cirúrgicos eletivos foi devida à superlotação do Pronto-Socorro que, associada à falta de diversos materiais hospitalares e medicamentos, impossibilitava a realização de todas as cirurgias agendadas. “Inicialmente, priorizamos os casos de urgência e emergência e, com a retomada gradual, já voltamos a reagendar os procedimentos daqueles pacientes que estavam internados e tiveram suas cirurgias canceladas”, explicou o superintendente do HC-UFU, Nilton Pereira Júnior.

 

Efeitos da pandemia

A superlotação é uma situação recorrente no PS do HC-UFU. Apesar dos números de casos de covid-19 terem reduzido, os efeitos à saúde pública ainda são presentes no cotidiano do hospital. A alta demanda por materiais hospitalares e medicamentos refletiu no aumento expressivo de preços e estendeu os prazos de entrega. Além disso, muitos pacientes com doenças crônicas que realizavam acompanhamento ambulatorial antes da pandemia tiveram a interrupção de seus tratamentos e, com isso, os seus casos se complicaram, aumentando a demanda no pronto-atendimento.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2021. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal