14/09/2021 - 12:24 - Atualizado em 14/09/2021 - 14:13
HC-UFU retoma cirurgias eletivas gradativamente
Procedimentos ficaram suspensos por uma semana; confira texto do comunicado
Cristiano Sobrinho (Unidade de Comunicação/HC-UFU)

Foto: Cristiano Sobrinho - Unidade de Comunicação Social HC-UFU/Ebserh

O Colegiado Executivo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh) informa que, desde a última segunda-feira (13/09), retoma, gradativamente, a remarcação e realização de cirurgias eletivas. Apesar da suspensão temporária das cirurgias, os procedimentos de urgência e emergência foram priorizados e continuaram sendo realizados.

Na semana passada, houve suspensão temporária de cirurgias eletivas, devido ao crescente aumento da taxa de ocupação do Pronto-Socorro nas últimas semanas e à situação crítica dos estoques de materiais hospitalares e medicamentos no hospital. Com a chegada gradual de insumos, alguns procedimentos já foram retomados e outros já estão sendo remarcados.

Entenda a suspensão

A decisão pela suspensão temporária dos procedimentos cirúrgicos eletivos foi devida à superlotação do Pronto-Socorro que, associada à falta de diversos materiais hospitalares e medicamentos, impossibilitava a realização de todas as cirurgias agendadas. “Inicialmente, priorizamos os casos de urgência e emergência e, com a retomada gradual, já voltamos a reagendar os procedimentos daqueles pacientes que estavam internados e tiveram suas cirurgias canceladas”, explicou o superintendente do HC-UFU, Nilton Pereira Júnior.

Efeitos da pandemia

A superlotação é uma situação recorrente no PS do HC-UFU. Apesar dos números de casos de covid-19 terem reduzido, os efeitos à saúde pública ainda são presentes no cotidiano do hospital. A alta demanda por materiais hospitalares e medicamentos refletiu no aumento expressivo de preços e estendeu os prazos de entrega. Além disso, muitos pacientes com doenças crônicas que realizavam acompanhamento ambulatorial antes da pandemia tiveram a interrupção de seus tratamentos e, com isso, os seus casos se complicaram, aumentando a demanda no pronto-atendimento.