02/09/2021 - 16:52 - Atualizado em 14/09/2021 - 16:18
UFU consegue classificação no THE World University Rankings de 2022
Cinquenta e nove instituições de ensino brasileiras estão colocadas entre as melhores do mundo; 1.662 universidades foram ranqueadas
Henrique Rodrigues

Ranking avalia o desempenho de universidades desde 2004. (Arte: UFU/Divulgação)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi classificada, nesta quinta-feira (02/09), como uma das melhores universidades do mundo pelo Times Higher Education World University Rankings (THE) de 2022. Dentre as 59 instituições brasileiras aprovadas, a UFU está na 18º posição e, quando comparada com o total de 1.662 universidades estrangeiras e nacionais, fica colocada em 1.201º lugar.

A categoria que a UFU conseguiu a melhor posição foi a “Renda proveniente da indústria”, em que assume o 667º lugar em nível mundial, em função da sua avaliação na quantidade de verba que a área de pesquisa da instituição recebe da indústria para fomentar troca de conhecimento entre a duas áreas. O ranking completo está disponível no site do THE.

O THE deste ano inclui universidades de 99 países e territórios. (Arte: UFU/Divulgação)

O THE World University Rankings classifica as melhores universidades do mundo, com base nos dados fornecidos pelos discentes, docentes, instituições, governos e indústria. São utilizados 13 indicadores de desempenho, que avaliam cinco grandes áreas, separadas em "Ensino" (Reputação, Razão entre Estudantes e Professores, Razão entre Acadêmicos com Doutorado e Bacharelado, Razão entre Acadêmicos com Doutorado Premiados e Equipe Acadêmica e Renda Institucional), "Pesquisa" (Reputação, Renda e Produtividade), "Citações" (Influência em Pesquisa), "Perspectiva Internacional" (Colaboração Internacional, Proporção de Estudantes Internacionais e Proporção de Acadêmicos Internacionais) e "Renda da Indústria".

Saiba mais sobre a metodologia